English
Deutsch
Nederlands
portuges
 
Bem vindo ao DESSINDEPRESSE.COM
 

O website de editorial cartoon

 
por ASTER
 


Français
Français de Belgique
Wallon
Italiano



contact : Aster - Jean-Philippe Legrand - freelance cartoonista
Contacto :
Sous Wérimont, 22 ; B4970 Stavelot - Bèlgica .Tel : +32-80-64.32.08 Tlm: +32-475-33.71.24
e-mail adresse-mail Aster url : www.dessindepresse.com - Visit also cartoonevent.com!



O artista

Aster workingNascido a 7 de Julho de 1076, passei a minha infância em Francorchamps, depois em Stavelot, no coração de "Les Ardennes", na Bélgica, uma região de montanhas e florestas, junto da fronteira com a Alemanha. Desporto, passeios pedestres na natureza, livros cómicos, escuterios, o desenho e
outras paixões preencheram o meu tempo livre. Após a escola secundária, na área das matemáticas, iniciei o curso de comunicação social e jornalismo na Universidade de Liège. No último ano do curso, quando já estava a colaborar com União Estudantil, Parlamento da Juventude e outros jornais, conheci os mais populares cartoonistas Belgas, graças a um estudo dedicado à caricatura. Esse estudo foi concluído em Junho de 1998, premiado pelo CLIRP e constituído a base para a grande exposição "Coups de crayon" (Liège, BBL março-Abril de 2000). Após um ano de viagens e várias experiências, decidi trabalhar como cartoonista free-lance para jornais e impressa interna de companhias.

Actualmente, trabalho para firmas, organizações e associações, na Bélgica e no estrangeiro, que escolhem dinamizar as suas comunicações através de ilustrações humorísticas. Crio editorial cartoons, posters, desenhos e logótipos assistidos por computador, ilustrações para websites e ainda faço animação de eventos com caricaturas feitas no local durante encontros, congressos, formações, festas, etc, (ver http://www.cartoonevent.com). Dedico ainda o meu tempo à restauração de fotografias (ver http://www.photolifting.com).

Os meus clientes parecem apreciar 1) a minha originalidade e a minha capacidade para resumir muitas e/ou abstractas ideias; 2) a combinação de linhas dinâmicas feitas à mão com suave coloração computadorizada; 3) o positivo e agradável tom das minhas criações em oposição a desenhos vulgares ou agressivos apresentados por alguns jornais satíricos. Estes 3 elementos contribuem para atribuir uma boa eficácia aos cartoons e assegurar aos editores ou comunicadores um feed-back positivo por parte do público. O website dessindepresse.com apresenta vários estilos de ilustração, os meus procedimentos de colaboração, condições legais, detalhes sobre a legislação sobre direitos de autor, um formulário de encomenda e conselhos para optimizar a utilização dos cartoons.

Se, actualmente, a minha assinatura pode ser encontrada nas redes de informação de várias companhias e instituições, na Bélgica e não só, deve-se, em primeiro lugar, à prática do desenho desde uma idade que não posso precisar. Uma personalidade entusiasta e curiosa, um conhecimento especifico adquirido durante os meus etudos de jornalismo e um espírito crítico apurado durante quase 6 anos de experiência como free-lance, garantem um serviço construtivo e de confiança para dinamizar as vossas comunicações. No entanto conheço os meus limites e far-vos-ia saber de imediato se, ou até que ponto, as minhas competências me permitem satisfazer os vossos pedidos. Para terminar, e porque "bons desenhos são melhores que um longo discurso", desejo que apreciem a visita a dessindepresse.com, o website dedicado ao editorial cartoon e a cartoonevent.com que faz a apresentação da animação por caricaturas feitas ao vivo.


Algumas colaborações :
GlaxoSmithKline, Solvay, BBL(ING Group), AXA, Université de Liège, Rossel, Vers l'Avenir, ABPE, Glaverbel, Winterthur, Reflexion Medical Network, Jeunesse et santé, ICC, CJEF, Région wallonne, Sanofi-Synthelabo France, Snecma-Propulsion Solide , Spadel, Allergie-France, Prayon, Cockerill-Sambre (Groupe Arcelor), AGIRC-ARRCO, Solutia, Renault-Trucks, EDF, Trace!, Scor, Almirall, Sanofi-Aventis, Groupe Volkswagen France, American Express, Danone, Unilog, Besix, UCB, Bouygues Telecom, SNCF, Renault, Cartier...


(Back to Homepage)
© ASTERAdresse mail Aster